#14 A6 – Implementar melhor classificação e separação do acervo

Closed
opened 1 year ago by guilmour · 11 comments
guilmour commented 1 year ago

Problema:

Hoje, a classificação do acervo e toda feita por meio de tags que são atribuídas a cada obra. As tags são colocadas de forma a separarem as obras em vários níveis, sendo empregadas tanto para o formato da produção (ex. Curta-metragem), país de origem (ex. Brasil), categorização do conteúdo (ex. Kids) e características internas do conteúdo da obra (ex. Feminismo). O ideial é esses campos serem dividos e melhores distribuídos no banco de dados e na exibição ao usuário.

Atividades:

  • Planejar, desenhar e implementar novo modelo de banco de dados mais avançado para o correto armazenamento e acesso ao acervo;
  • Implementar nova interface do usuário para a exibição do acervo;
  • Implementar aprimoramento do uso das tags, possibilitando também que elas possam ser sugeridas pelos usuários.
### Problema: Hoje, a classificação do acervo e toda feita por meio de tags que são atribuídas a cada obra. As tags são colocadas de forma a separarem as obras em vários níveis, sendo empregadas tanto para o formato da produção (ex. Curta-metragem), país de origem (ex. Brasil), categorização do conteúdo (ex. Kids) e características internas do conteúdo da obra (ex. Feminismo). O ideial é esses campos serem dividos e melhores distribuídos no banco de dados e na exibição ao usuário. ### Atividades: - Planejar, desenhar e implementar novo modelo de banco de dados mais avançado para o correto armazenamento e acesso ao acervo; - Implementar nova interface do usuário para a exibição do acervo; - Implementar aprimoramento do uso das tags, possibilitando também que elas possam ser sugeridas pelos usuários.
guilmour added this to the LibreFlix (Vamos ser libres) 1.2 milestone 1 year ago
guilmour self-assigned this 1 year ago
guilmour added the
enhancement
label 1 year ago
guilmour added the
trabalhando nisso
label 1 year ago
guilmour started working 1 year ago
guilmour added the due date 2019-02-28 1 year ago
guilmour commented 1 year ago
Owner
There is no content yet.
guilmour commented 1 year ago
Owner

Abordagem por genereos, formatos etc.

Abordagem por genereos, formatos etc. ![](https://libregit.org/attachments/063a35bb-f731-4adf-aa20-e3e58f8ed1b3)
guilmour commented 1 year ago
Owner

Exemplo de abordagem mais simples, com categorias e categorias-mãe

Exemplo de abordagem mais simples, com categorias e categorias-mãe ![](https://libregit.org/attachments/4108b9c5-0960-421c-b05b-22c159e02e50)
guilmour commented 1 year ago
Owner

Estilo de modelo:

This is the Category schema. Each category can has a parent category. The preposition helps on exibition of that category in the interface and it is direct linked with the parent category.

i.e. parent: docummentary; genre: anarchism; preposition: about;

So we will have on some pages the exibition: Documentaries about Anarchism

nid: {type: String, unique: true},
parent: { type : mongoose.Schema.ObjectId, ref : 'Category' },
preposition: String,
category: {
  singular: String,
  plural: String,
Estilo de modelo: This is the Category schema. Each category can has a parent category. The preposition helps on exibition of that category in the interface and it is direct linked with the parent category. `i.e. parent: docummentary; genre: anarchism; preposition: about;` So we will have on some pages the exibition: **Documentaries about Anarchism** ``` nid: {type: String, unique: true}, parent: { type : mongoose.Schema.ObjectId, ref : 'Category' }, preposition: String, category: { singular: String, plural: String, ```
guilmour commented 1 year ago
Owner

As três categorias iniciais:

As três categorias iniciais: ![](https://libregit.org/attachments/bf825a1d-140c-48ed-9c7c-0ae635c85c4e)
Carimata commented 1 year ago
Collaborator

Aopa! Doiidimais!

A categoria “Meio ambiente” substituiu “Natureza” ne?

Sera q cabe acrescentar “Tecnologia” e “Arte” nos documentários? E “Drama” na Ficção?
“Investigativo” e “jornalístico” se sobrepõem?

Acho que talvez fosse bom trabalhar mais as diferenças entre as preposições DE e SOBRE Acho que seguindo essa ideia
De “INDIGENA” - falta de “NEGROS” (Esse “DE” se refere a pessoa que dirigiu? Nesse caso talvez fosse importante um processo de auto declaração ne)

Sobre “PSICOLOGIA” falta sobre “sociologia”, “antropologia”

O “PARA” é so para “CRIANÇA e FAMILIA”?

Posso tentar separar as preposições junto com suas categorias, se isso facilitar…

Aopa! Doiidimais! A categoria "Meio ambiente" substituiu "Natureza" ne? Sera q cabe acrescentar "Tecnologia" e "Arte" nos documentários? E "Drama" na Ficção? "Investigativo" e "jornalístico" se sobrepõem? Acho que talvez fosse bom trabalhar mais as diferenças entre as preposições DE e SOBRE Acho que seguindo essa ideia De "INDIGENA" - falta de "NEGROS" (Esse "DE" se refere a pessoa que dirigiu? Nesse caso talvez fosse importante um processo de auto declaração ne) Sobre "PSICOLOGIA" falta sobre "sociologia", "antropologia" O "PARA" é so para "CRIANÇA e FAMILIA"? Posso tentar separar as preposições junto com suas categorias, se isso facilitar...
guilmour commented 1 year ago
Owner

Falou e disse, meu mano!

A categoria “Meio ambiente” substituiu “Natureza” ne?

Substitui mesmo, tem toda razão.

Sera q cabe acrescentar “Tecnologia” e “Arte” nos documentários? E “Drama” na Ficção? “Investigativo” e “jornalístico” se sobrepõem?

Nossa, perfeito. A tecnologia logo depois eu adicionei também. Não tinha pensado nas outras, mas estão perfeitas. Jornalistico e ivestigativo se sobrepoe um pouco, mas imagino que não completamente.

Acho que talvez fosse bom trabalhar mais as diferenças entre as preposições DE e SOBRE

Verdade, mano. O que você sugere?

Acho que seguindo essa ideia De “INDIGENA” - falta de “NEGROS” (Esse “DE” se refere a pessoa que dirigiu? Nesse caso talvez fosse importante um processo de auto declaração ne)

Impecável, vou adiocionar tambem!

Sobre “PSICOLOGIA” falta sobre “sociologia”, “antropologia” Concordo, apesar que a Sociologia (<3) engloba tanta coisa desse meio que eu nem sei. Mas você tem toda razão! Vou adicionar as duas também.

O “PARA” é so para “CRIANÇA e FAMILIA”?

Por enquanto sim.

Posso tentar separar as preposições junto com suas categorias, se isso facilitar.

Seria ótimo, podemos ir conversando por aqui e montar a melhor lista. O que acha?

Falou e disse, meu mano! > A categoria “Meio ambiente” substituiu “Natureza” ne? Substitui mesmo, tem toda razão. >Sera q cabe acrescentar “Tecnologia” e “Arte” nos documentários? E “Drama” na Ficção? “Investigativo” e “jornalístico” se sobrepõem? Nossa, perfeito. A tecnologia logo depois eu adicionei também. Não tinha pensado nas outras, mas estão perfeitas. Jornalistico e ivestigativo se sobrepoe um pouco, mas imagino que não completamente. > Acho que talvez fosse bom trabalhar mais as diferenças entre as preposições DE e SOBRE Verdade, mano. O que você sugere? > Acho que seguindo essa ideia De “INDIGENA” - falta de “NEGROS” (Esse “DE” se refere a pessoa que dirigiu? Nesse caso talvez fosse importante um processo de auto declaração ne) Impecável, vou adiocionar tambem! > Sobre “PSICOLOGIA” falta sobre “sociologia”, “antropologia” Concordo, apesar que a Sociologia (<3) engloba tanta coisa desse meio que eu nem sei. Mas você tem toda razão! Vou adicionar as duas também. > O “PARA” é so para “CRIANÇA e FAMILIA”? Por enquanto sim. > Posso tentar separar as preposições junto com suas categorias, se isso facilitar. Seria ótimo, podemos ir conversando por aqui e montar a melhor lista. O que acha?
guilmour commented 1 year ago
Owner

@carimata para citar é só colocar > antes das frases.

Por exemplo se você escrever:

> Isso é um teste.

Fica:

Isso é um teste.

@carimata para citar é só colocar `>` antes das frases. Por exemplo se você escrever: ``` > Isso é um teste. ``` Fica: > Isso é um teste.
guilmour modified the due date to 2019-03-06 from 2019-02-28 1 year ago
augustoasilva commented 1 year ago
Collaborator

Eu tinha comentado no grupo do Telegram a respeito do uso de um Banco SQL, no caso o MariaDB, mas acho que de fato não é necessário pra estruturar os dados, mas é uma boa separar alguns dados pra ficar fácil de implementar. Criando collections com os temas, onde o tema a ser usado ficaria sendo os padrões da ‘industria cinematografica’. Pode-se criar tbm uma collection com tags, pra facilitar a criação das mesmas e ter mais um modo de procura também.

Na questão dos tipos de produção separa em filmes e séries, e dentro dos filmes tem os vários tipos, incluindo doc. E cada filme teria no document dele a metragem, pra servir de filtro também. E ai como teria uma collection só para os temas, os mesmos podem ser referenciados nas séries.

Até agora teria mais três filtros de pesquisa/separação, de modo geral teria a procura por nome, tipo(filme ou série, tema e tag por exemplo. Pode-se criar também uma collection para os profissionais da área, onde colocaria-se diretores, produtores e etc para pode também referenciar nos document das produções. E assim da pra procurar por diretores, produtores e afins tbm.

E acho que também pode se ter uma collection para os festivais para ser referenciado nas produções, já que algumas são enviadas/indicadas nesses festivais e como o Libreflix tem uma pegada mais independente isso conta muito. Eu posso fazer um rascunho gráfico de como que vai ficar essa separação. Já que existe uma possibilidade do Libreflix ter uma api para servir de hub de informações de obras também.

Eu tinha comentado no grupo do Telegram a respeito do uso de um Banco SQL, no caso o MariaDB, mas acho que de fato não é necessário pra estruturar os dados, mas é uma boa separar alguns dados pra ficar fácil de implementar. Criando collections com os temas, onde o tema a ser usado ficaria sendo os padrões da 'industria cinematografica'. Pode-se criar tbm uma collection com tags, pra facilitar a criação das mesmas e ter mais um modo de procura também. Na questão dos tipos de produção separa em filmes e séries, e dentro dos filmes tem os vários tipos, incluindo doc. E cada filme teria no document dele a metragem, pra servir de filtro também. E ai como teria uma collection só para os temas, os mesmos podem ser referenciados nas séries. Até agora teria mais três filtros de pesquisa/separação, de modo geral teria a procura por nome, tipo(filme ou série, tema e tag por exemplo. Pode-se criar também uma collection para os profissionais da área, onde colocaria-se diretores, produtores e etc para pode também referenciar nos document das produções. E assim da pra procurar por diretores, produtores e afins tbm. E acho que também pode se ter uma collection para os festivais para ser referenciado nas produções, já que algumas são enviadas/indicadas nesses festivais e como o Libreflix tem uma pegada mais independente isso conta muito. Eu posso fazer um rascunho gráfico de como que vai ficar essa separação. Já que existe uma possibilidade do Libreflix ter uma api para servir de hub de informações de obras também.
guilmour modified the due date to 2019-03-13 from 2019-03-06 1 year ago
guilmour commented 1 year ago
Owner

Show demais essas considerações, @augustoasilva!

Eu tinha comentado no grupo do Telegram a respeito do uso de um Banco SQL, no caso o MariaDB, mas acho que de fato não é necessário pra estruturar os dados, mas é uma boa separar alguns dados pra ficar fácil de implementar.

É interessante essa abordagem, mas eu achi que seria custoso agora migrarmos para um banco SQL.

Criando collections com os temas, onde o tema a ser usado ficaria sendo os padrões da ‘industria cinematografica’. Pode-se criar tbm uma collection com tags, pra facilitar a criação das mesmas e ter mais um modo de procura também.

Isso mesmo. Já criei essa collection chamada Category, parecido com o que temos aqui. Interessante que os padrões da indústria cinematográfica são muito ligados aos filmes de ficção. Por isso imaginei essa não exatamente coesa separação em categorias-mãe: Ficção, Docs e Seriados. Onde dentro da plataforma, para mostrarmos ao usuários, Filmes de Ficção seriam chamados apenas de Filmes + sua categoria; Filmes documentários seriam chamados de Documentários + preposição + sua categoria e Seriados seriam chamado de Séries + preposição + categoria.

Na questão dos tipos de produção separa em filmes e séries, e dentro dos filmes tem os vários tipos, incluindo doc. E cada filme teria no document dele a metragem, pra servir de filtro também.

Isso mesmo, no modelo de cada obra já temos a duração, que hoje é uma String do tipo 1h 55m por exemplo (https://libregit.org/libreflix/libreflix/src/branch/master/models/Watch.js#L31). Vou transform-la em um Inteiro de minutos para conseguirmos brincar melhor com ela quandos os usuários buscarem as obras pela duração.

E ai como teria uma collection só para os temas, os mesmos podem ser referenciados nas séries.

Acho interessante termos separados as categorias para cada tipo de categoria-mãe, pois categorias de obras tipo seriados conversam com ambos as obras de ficção, quanto as obras documentais.

Até agora teria mais três filtros de pesquisa/separação, de modo geral teria a procura por nome, tipo(filme ou série, tema e tag por exemplo. Pode-se criar também uma collection para os profissionais da área, onde colocaria-se diretores, produtores e etc para pode também referenciar nos document das produções. E assim da pra procurar por diretores, produtores e afins tbm.

Ótima ideia! Eu tinha imaginado em transformar cada campo dos profissionais em um link para a busca num primeiro momento. Depois podemos criar um collection só para eles. Vamos criar uma issue só para isso? Talvez colocarmos na versão 1.3.

E acho que também pode se ter uma collection para os festivais para ser referenciado nas produções, já que algumas são enviadas/indicadas nesses festivais e como o Libreflix tem uma pegada mais independente isso conta muito.

Nossa, sem dúvida. Com certeza. Mais um item para a versão 1.3. O @carimata também pira muito sobre os festivais! Temos que juntar nossas forças ao que eles representam com certeza.

Eu posso fazer um rascunho gráfico de como que vai ficar essa separação. Já que existe uma possibilidade do Libreflix ter uma api para servir de hub de informações de obras também.

Seria perfeito, quando puder é só mandar.

Show demais essas considerações, @augustoasilva! > Eu tinha comentado no grupo do Telegram a respeito do uso de um Banco SQL, no caso o MariaDB, mas acho que de fato não é necessário pra estruturar os dados, mas é uma boa separar alguns dados pra ficar fácil de implementar. É interessante essa abordagem, mas eu achi que seria custoso agora migrarmos para um banco SQL. > Criando collections com os temas, onde o tema a ser usado ficaria sendo os padrões da ‘industria cinematografica’. Pode-se criar tbm uma collection com tags, pra facilitar a criação das mesmas e ter mais um modo de procura também. Isso mesmo. Já criei essa collection chamada `Category`, parecido com o que temos [aqui](https://libregit.org/libreflix/libreflix/issues/14#issuecomment-133). Interessante que os padrões da indústria cinematográfica são muito ligados aos filmes de ficção. Por isso imaginei essa não exatamente coesa separação em categorias-mãe: Ficção, Docs e Seriados. Onde dentro da plataforma, para mostrarmos ao usuários, Filmes de Ficção seriam chamados apenas de Filmes + sua categoria; Filmes documentários seriam chamados de Documentários + preposição + sua categoria e Seriados seriam chamado de Séries + preposição + categoria. > Na questão dos tipos de produção separa em filmes e séries, e dentro dos filmes tem os vários tipos, incluindo doc. E cada filme teria no document dele a metragem, pra servir de filtro também. Isso mesmo, no modelo de cada obra já temos a duração, que hoje é uma `String` do tipo 1h 55m por exemplo (https://libregit.org/libreflix/libreflix/src/branch/master/models/Watch.js#L31). Vou transform-la em um `Inteiro` de minutos para conseguirmos brincar melhor com ela quandos os usuários buscarem as obras pela duração. > E ai como teria uma collection só para os temas, os mesmos podem ser referenciados nas séries. Acho interessante termos separados as categorias para cada tipo de categoria-mãe, pois categorias de obras tipo seriados conversam com ambos as obras de ficção, quanto as obras documentais. > Até agora teria mais três filtros de pesquisa/separação, de modo geral teria a procura por nome, tipo(filme ou série, tema e tag por exemplo. Pode-se criar também uma collection para os profissionais da área, onde colocaria-se diretores, produtores e etc para pode também referenciar nos document das produções. E assim da pra procurar por diretores, produtores e afins tbm. Ótima ideia! Eu tinha imaginado em transformar cada campo dos profissionais em um link para a busca num primeiro momento. Depois podemos criar um collection só para eles. Vamos criar uma issue só para isso? Talvez colocarmos na versão 1.3. > E acho que também pode se ter uma collection para os festivais para ser referenciado nas produções, já que algumas são enviadas/indicadas nesses festivais e como o Libreflix tem uma pegada mais independente isso conta muito. Nossa, sem dúvida. Com certeza. Mais um item para a versão 1.3. O @carimata também pira muito sobre os festivais! Temos que juntar nossas forças ao que eles representam com certeza. > Eu posso fazer um rascunho gráfico de como que vai ficar essa separação. Já que existe uma possibilidade do Libreflix ter uma api para servir de hub de informações de obras também. Seria perfeito, quando puder é só mandar.
Carimata commented 1 year ago
Collaborator

“Brasil, chegou a vez. De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês” (Mangueira 2019)

Como podemos contribuir com a criação de ACESSOS aos CINEMAS das Minas, das mulheres? Um das possibilidades pode ser através da classificação por genero dx cineasta ne!? Criando uma lista de diretoras! Esse acesso anda junto com o acesso ao Cinema DE cineastas INDÍGENAS e DE cineastas NEGROS! Acho que seria importantíssimo acrescentar uma grande categoria DAS DIRETORAS/ DAS MULHERES/DAS CINEASTAS! que inclui AS cineastas INDIGINAS e as cineastas NEGRAS!

"Brasil, chegou a vez. De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês" (Mangueira 2019) Como podemos contribuir com a criação de ACESSOS aos CINEMAS das Minas, das mulheres? Um das possibilidades pode ser através da classificação por genero dx cineasta ne!? Criando uma lista de diretoras! Esse acesso anda junto com o acesso ao Cinema DE cineastas INDÍGENAS e DE cineastas NEGROS! Acho que seria importantíssimo acrescentar uma grande categoria DAS DIRETORAS/ DAS MULHERES/DAS CINEASTAS! que inclui AS cineastas INDIGINAS e as cineastas NEGRAS!
Sign in to join this conversation.
No Assignees
3 Participants
Due Date

Mar 13, 2019 Overdue

Dependencies

This issue currently doesn't have any dependencies.

Loading…
Cancel
Save
There is no content yet.